InterSecLab é um laboratório transfeminista especializado em análise forense digital e pesquisa, focado no combate à vigilância digital política e direcionada realizada por estados contra ativistas, defensores dos direitos humanos e movimentos sociais, especialmente na América Latina. Fundada por especialistas em segurança digital e ativistas do Sul Global, a InterSecLab está comprometida em defender os direitos humanos e promover a autonomia digital para grupos e indivíduos alvo de vigilância. O laboratório combina análise forense de dispositivos com pesquisa ativa sobre vigilância estatal e corporativa.
Tem como missão estimular e fortalecer a autonomia e proteção digital fornecendo uma perspectiva transfeminista sobre a crítica e o enfrentamento à vigilância dirigida aos defensores de direitos humanos, ativistes, lideranças e jornalistas investigativos.
Entre seus objetivos, visa colaborar na produção de conhecimento e acesso a informações sobre o opaco ecosistema da vigilância, seus agentes, entre eles o Estado e suas estratégias. Visa (outro) ainda oferecer para o campo da luta pela justiça social, acesso mais fácil a serviços tecnológicos importantes e ainda restritas (pouco ofertadas)
no Brasil, como a própria análise forense digital.
O que diferencia InterSecLab é a sua combinação única de conhecimentos técnicos, um profundo compromisso com a justiça social e uma posição crítica sobre as estruturas opressoras e coloniais fortemente presentes também no mundo tecnológico.
Ao realizar seu trabalho InterSecLab busca ampliar a capacidade do campo da proteção de defensores, ativistes e comunidades em responder ao contexto de violência e violação de direitos através das tecnologias, somando forças na busca por transformações