A woman with curly hair sitting cross legged on the floor looking at her cell phone, which is looking back at her with a spotlight.

A iniciativa Take Back the Tech! realizou no segundo semestre de 2024 os Círculos de Aprendizagem Feminista que contaram com a participação da InterSecLab. Como base nas informações abordadas nos encontros, as pesquisadoras Flor Goldsman e Anaíz Zamora, prepararam um artigo intitulado “Let’s talk about stalking and ex-lovers (and situationships too)“, em inglês, e, em espanhol, “Tenemos que hablar de stalking y ex-amores (y casi algos)“, no qual abordam a importância de reconhecer e enfrentar o stalking no contexto de relacionamentos íntimos. O material foi publicado em novembro de 2024 e está disponível no site da iniciativa.

A publicação traz um panfleto com uma abordagem que ajuda a pessoa a refletir sobre a possibilidade de stalking em sua vida e oferece, ainda, um guia para pensar se o seu telefone pode estar sendo usado como ferramenta para esse tipo de prática que, inclusive, é crime no Brasil (Lei nº 14.132 do Código Penal Brasileiro, artigo 147-A, Stalking ou Perseguição Obsessiva). O material enfatiza a importância de buscar apoio de amigas ou linhas de ajuda feministas antes de fazer alterações diretas no dispositivo, pois isso poderia alertar a pessoa que está praticando o stalking.

Marla, diretora executiva da InterSecLab, participou diretamente, facilitando encontros, compartilhando conhecimentos e estratégias para proteção, sobretudo coletiva, e também na construção das recomendações compartilhadas na publicação.

Os Círculos de Aprendizagem Feminista contaram, ainda, com a participação da ativista Rohini Lakshan.

A InterSecLab agradece o convite e fica muito feliz com a parceria com Take Back the Tech!

Confira o artigo completo e faça o download do panfleto em PDF:

Nota: A imagem destacada é de autoria de Tomatoe – Thais Montero e foi utilizada no artigo original.